Os riscos de uma dieta cetogênica

by: Jems P.W.

O carboidrato é a fonte primária de energia do nosso corpo, porém se passarmos aproximadamente três dias sem consumi-lo o nosso organismo entra em cetose, fazendo com que a fonte primária passe a ser a gordura. Com base nesse princípio, o médico americano Dr. Atkins ficou famoso ao criar a dieta cetogênica, que é composta por altos índices de proteína e gordura e pouco ou nenhum carboidrato.

Vamos analisar as conseqüências de uma dieta zero ou low carb voltada ao culturismo:

Na dieta cetogênica, seu corpo começa a queimar ácidos graxos livres e sua gordura subcutânea para a produção de energia. Isso não ocorreria se houvesse carboidratos presentes, pois o seu corpo usaria Glicose para essa produção.
A explicação acima seria um mar de rosas se esquecêssemos que a insulina é um dos hormônios anabólicos mais importantes no corpo humano, afinal ela interfere diretamente na quantidade de aminoácidos e glicose transportada para as células musculares, o que resulta em aumento de massa muscular.

Metaforicamente, podemos dizer que a insulina é quem transporta os tijolos para a construção dos músculos. Além disso, ela também previne a mobilização dos nutrientes estocados no músculo, ou como glicogênio intramuscular ou tecido muscular. Levando em consideração essas duas atividades, podemos afirmar que a insulina favorece o ganho muscular enquanto evita o catabolismo do músculo presente. Essa é a razão pela qual a insulina é amplamente utilizada por bodybuilders profissionais.

Obviamente, utilizar insulina exógena está fora de questão, então o que queremos é estimular o corpo a produzir a insulina endógena. Ao consumirmos carboidrato e certos aminoácidos, o nível de glicose (açúcar) no sangue se torna alto, então é nesse momento que a insulina é liberada pelo pâncreas para estabilizá-lo. Ela faz isso estocando a glicose nas células, como vimos acima. Então, basicamente, para aumentar a produção de insulina endógena é necessário consumirmos uma mistura de carboidratos e aminoácidos.

Sem falar que sem consumir carboidratos, é mais difícil ter intensas sessões de treino de força e também há o risco de você perder massa muscular porque o seu corpo pode muito bem decidir quebrar tecido muscular em aminoácidos para criar nova glicose! Você pode literalmente queimar as paredes para aquecer a casa!

Por estas razões, consumir carboidratos é necessário se quisermos desenvolver um corpo musculoso, mas o mais importante é entender que uma alimentação realmente saudável deve ser composta de carboidratos para gerar energia, proteínas para formação de tecidos e inclusive da gordura para nossa reserva energética, formação de hormônios e isolante térmico. Além desses macro nutrientes, também precisamos suprir a demanda do nosso corpo com algumas vitaminas e minerais.
Nosso corpo utiliza todos estes nutrientes para as devidas funções, e na falta de algum deles estaremos causando danos à saúde. O ideal é que haja um equilíbrio entre os macro nutrientes.

Bons treinos

Fonte: musculacaototal.com.br

Bons treinos