Entendendo o FST-7

Como tinha prometido, vou explicar como funciona o treino FST-7.


 Se você treina musculação e acompanha o mundo do fisiculturismo, já deve ter ouvido falar no sistema de treinamento FST-7, ou não. Trata-se de um programa de treinamento diferente, criado por um cara chamado Hany Rambod, o “PRO CREATOR” – criador de fisiculturistas profissionais.

Muitos sabem que o FST-7 é responsável por transformar atletas amadores em profissionais. Os melhores do mundo, como Jay Cutler e Phil Heath utilizam este programa com sucesso e satisfação dos resultados, talvez foi o que ajudou Jay a voltar a vencer no Mister Olympia, porque quando ele venceu os primeiros, depois perdeu para Dexter, ele ainda não utilizava o FST-7.


ENTENDA O FST-7


Fascia Stretch Training = FST-7 = ao alongamento da fáscia muscular através da realização de um treinamento específico cujo principal aspecto é realizar sete séries no último exercício de cada grupo muscular com um intervalo de 30 segundos entre as séries.
O que é exatamente o treinamento de alongamento da fáscia? A fáscia muscular é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, com as funções de bainha elástica de contenção e de facilitar o deslizamento dos músculos entre si. A espessura da fáscia muscular varia de músculo para músculo, dependendo de sua função. Às vezes a fáscia muscular é muito espessa e pode contribuir para prender o músculo ao esqueleto.


A base deste método de treinamento consiste em alongar ao máximo a fáscia com o treino específico fazendo com que os músculos inchem ao extremo, que teoricamente liberaria um limite de crescimento que poderia estar sendo prejudicado.



Faço este treino e gosto. Na primeira semana de treino, o dia seguinte era como se eu nunca tivesse treinado de tanto que “pegou”.
A escolha dos exercícios pode variar, recomendo que converse com seu instrutor ou personal e peça para montar um treino adequado. Se você quiser adapte o treino ao seu modo, mantenha o número de séries e repetições. Quando é de 8 a 12, tente fazer 12, se fizer fácil aumente o peso e veja quantas sai na próxima repetição. Só baixe o peso caso você não consiga atingir as 8 repetições mínimas e ainda falta uma ou duas séries.



Os movimentos tem que ser completos, nada de medo de não descer tudo, a não ser que você tenha alguma lesão. E cuidado, este treino é recomendado para pessoas avançadas na musculação, com pelo menos 2 anos de treino e que saiba o que está fazendo. Eu não me responsabilizo se você se machucar ou tiver problemas com esse treino, até porque não estou prescrevendo este treino para ninguém, esta não é uma função que me compete, mas sim exemplificando como é de fato o FST-7 para que cada um tire do artigo o que achar necessário, e se quiserem fazer o treino aqui apresentado, façam por sua conta e risco.

Bom treino e até a próxima!